Data: 26 de julho de 2024;
Horário: 10:00h;
Local: Sala de Seminários do Departamento de Física – 4117;
Palestrantes: Equipe UFMG (Torneio Internacional de Física).
Neste colóquio apresentaremos as nossas soluções para quatro problemas em aberto do torneio internacional de física (IPT), além de um panorama geral sobre a nossa participação. A equipe UFMG, formada através da disciplina “Aprendendo física enfrentando problemas em aberto”, venceu o torneio nacional de 2023 e representou o Brasil no IPT 2024, que ocorreu em abril na Suíça.
Os problemas a serem apresentados são:
The Bright Spot: O “Ponto de Arago” ou “Arago Spot” é um fenômeno que ocorre quando um laser incide em um objeto esférico e, no meio da sombra, é possível ver um ponto de luz. Foi estudado o padrão da sombra para objetos não esféricos, para se obter informações da geometria do sólido analisando apenas o padrão de difração na sombra.
The Big Bang: Quando um balão explode, um som curto e alto é produzido. Esse fenômeno foi estudado para que fosse possível obter informações sobre a geometria e pressão interna de um balão apenas pelo som feito ao estourar.
Peculiar Echo: Ao bater palma na pirâmide de Kukulcán, em Chichén Itzá, no México, um som peculiar é produzido, semelhante ao canto de um pássaro. Descubra o processo de estudo desse fenômeno e como ele ocorre.
Galton Board: Nesse problema estudou-se o mecanismo do tabuleiro de Galton, analisando as premissas do teorema central do limite e o processo de difusão. Obtivemos distribuições distintas ao variar parâmetros do tabuleiro e uma demonstração será realizada ao vivo para ilustrar os resultados.
Apresentação dos participantes:
Anna Lemos é aluna do 5° período de física da UFMG e atualmente faz iniciação científica na área de Matéria Condensada com foco em Sistemas de Elétrons Fortemente Interagentes sob orientação da professora Maria Carolina Aguiar.
Felipe Kalil é aluno do 5º período de Física da UFMG e faz atualmente iniciação científica na área de física aplicada sob orientação do professor Rodrigo Gribel.
Giovanna do Valle é aluna do 6° período de física da UFMG e atualmente faz iniciação científica na área de física de partículas e cosmologia sob orientação do professor Gláuber Dorsch.
Maressa Sampaio está no último período do bacharelado em física pela UFMG e realiza iniciação científica em fluorescência de raios-x no Departamento de Engenharia Nuclear, sendo orientada pelo professor Arno Heeren.
Pietra Zanni é graduanda em física da UFMG e faz iniciação científica no Centro de Desenvolvimento em Tecnologia Nuclear, CDTN, estudando Análises Radiômicas de Imagens PET sob orientação do pesquisador Carlos Malamut.
Renan Alvim é bacharel em física e atualmente faz continuidade na licenciatura. Também é aluno de iniciação científica com o professor Ubirajara Agero na área de instrumentação óptica.
Transmissão via Zoom:
https://us06web.zoom.us/j/85426949433?pwd=Mj636wgyssSfWWlgAUe0ayzn1TMYtQ.1
ID da reunião: 854 2694 9433.
Senha: 241607