A Seção de Contabilidade controla, planeja e gerencia os gastos financeiros das 10 seções administrativas e dos 05 departamentos do ICEx. É responsabilidade desta seção honrar os pagamentos e empenhos, em decorrência da administração, manutenção e sustentação da Unidade. Todos os gastos feitos a partir da verba enviada pela União são monitorados e contabilizados pela Seção de Contabilidade para a prestação de contas junto ao Sistema de Administração Financeira (SIAFI), on-line, no Ministério do Planejamento em Brasília.
As atribuições da Seção de Contabilidade podem ser resumidas da seguinte forma:
- Pagamento de diária;
- Concessão e acompanhamento de suprimento de fundos;
- Pagamento de auxílio financeiro a estudantes;
- Previsão e arrecadação de receitas;
- Previsão, empenhamento e classificação de despesas;
- Pagamento a fornecedores;
- Elaboração de balancetes e demonstrativos e sua conciliação com as contas do SIAFI;
- Acompanhamento de Convênios;
- Lançamento e fechamento mensal da movimentação do Almoxarifado e do Patrimônio;
- Lançamento e fechamento mensal do acervo das bibliotecas;
- Recebimento de contas, elaboração de demonstrativos e rateio de despesas;
- Geração da declaração mensal de retenção de ISSQN da Prefeitura de Belo Horizonte;
- Geração da DIRF/INSS;
- Atualização e repasse da legislação e fornecimento de informações a servidores e fornecedores;
- Demais tarefas contábeis.
Funcionários da Seção:
Roberto de Souza Falci – Chefe da Seção;
Jéssica Carolina Rodrigues Silva Fantauzzi;
Silvana Rodrigues Neres Pereira.
Contatos:
- Telefone: 3409-5805 Fax: 3409-5815
- Email: scontab@icex.ufmg.br
Horário de Funcionamento: 09:00h às 12:00h e de 13:00h às 17:00h
Sala: 3117